Capela de Nossa Senhora D’Ajuda: um tesouro histórico do Rio de Janeiro

10 meses ago

Segurança no Vale das Pedrinhas cidade Guapimirim Rj

A Capela de Nossa Senhora D’Ajuda é um tesouro histórico do Rio de Janeiro. Construída em 1674, mas também existem historiadores citando que foi em 1647. Ela já foi sede de uma freguesia, mas foi demolida e reconstruída várias vezes. Hoje, ela é um importante ponto turístico da cidade.

Registro de Tombamento: E-18/300.049/84
Status de Tombamento Temporário: 18/01/1989

Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ)- Primatas em extinção

Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1989.

Conteúdo
  1. Igreja Nossa Senhora D'Ajuda
  2. Igreja Nossa Senhora Da Ajuda

Igreja Nossa Senhora D'Ajuda

Capela de Nossa Senhora D’Ajuda
Capela de Nossa Senhora D’Ajuda

A devoção a Nossa Senhora da Ajuda remonta ao século XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil. A primeira imagem da santa chegou ao país com o explorador Tomé de Souza e os primeiros jesuítas.

Pesca de robalo no rio Guapi-Macacu e Guaraí

A Capela de Nossa Senhora D’Ajuda foi construída pelos irmãos Pedro e Estevão Gago, ela é considerada um dos primeiros marcos católicos fixados no recôncavo da Baía de Guanabara.

A igreja foi erguida sobre o Outeiro de Grumixamas, um local de grande importância religiosa para os indígenas que habitavam a região. O nome “Paroquia Nossa Senhora D’Ajuda” é uma referência à devoção à Virgem Maria, que era considerada a protetora dos navegantes.

Guapimirim - Descubra o paraíso escondido

No ano de 1714, suas ruínas foram demolidas, sendo a sede da região transferida para a Capela Nossa Senhora da Conceição. Mais de três décadas depois, ela é elevada à igreja paróquia definitiva, mas volta a perder o posto para a Capela de Sant’Ana.

Igreja Nossa Senhora Da Ajuda

Neste período, a região conhecida como Porto Modelo ganhava relevância como ponto de parada para os viajantes que subiam a serra. Mas, em 1872, diferentes tipos de febres e doenças motivam a criação de um cemitério no local, e a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda volta a funcionar como sede da então Freguesia de Nossa Senhora D’Ajuda de Aguapehy-mirim.

No início do século XX, uma epidemia também chega à região conhecida atualmente como Vale das Pedrinhas, o que leva a igreja novamente às ruínas por volta de 1907. A partir daí, com a criação da Estrada de Ferro Therezopolis, novos núcleos populacionais surgem em Guapi formando o atual centro da cidade, e a Capela Nossa Senhora D’Ajuda perde totalmente sua representatividade. De lá pra cá, várias reformas descaracterizam parte de sua arquitetura original.

Em Guapimirim, a fé em Nossa Senhora da Ajuda se consolidou no século XVII, com a construção da primeira capela em homenagem à santa.

Atualmente a capela (localizada no bairro Parque Nossa Senhora D’Ajuda) sedia apenas alguns eventos e está sob responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé.

Fontes: Instituto Histórico e Geográfico de Guapi, Arquivos Paroquiais de Magé, Pesquisa Local.

Outras informações: IBGE | Biblioteca | Detalhes | Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda : Magé, RJ

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Capela de Nossa Senhora D’Ajuda: um tesouro histórico do Rio de Janeiro
Em O que fazer temos diversos artigos sobre este tema.

Portal Guapimirim

Guapi Notícias - Seu portal de notícias online para tudo que acontece na cidade maravilhosa da serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up