Capela de Nossa Senhora D’Ajuda: um tesouro histórico do Rio de Janeiro
A Capela de Nossa Senhora D’Ajuda é um tesouro histórico do Rio de Janeiro. Construída em 1674, mas também existem historiadores citando que foi em 1647. Ela já foi sede de uma freguesia, mas foi demolida e reconstruída várias vezes. Hoje, ela é um importante ponto turístico da cidade.
Registro de Tombamento: E-18/300.049/84
Status de Tombamento Temporário: 18/01/1989
Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1989.
Igreja Nossa Senhora D’Ajuda
A devoção a Nossa Senhora da Ajuda remonta ao século XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil. A primeira imagem da santa chegou ao país com o explorador Tomé de Souza e os primeiros jesuítas.
Guapimirim – Descubra o paraíso escondidoA Capela de Nossa Senhora D’Ajuda foi construída pelos irmãos Pedro e Estevão Gago, ela é considerada um dos primeiros marcos católicos fixados no recôncavo da Baía de Guanabara.
A igreja foi erguida sobre o Outeiro de Grumixamas, um local de grande importância religiosa para os indígenas que habitavam a região. O nome “Paroquia Nossa Senhora D’Ajuda” é uma referência à devoção à Virgem Maria, que era considerada a protetora dos navegantes.
No ano de 1714, suas ruínas foram demolidas, sendo a sede da região transferida para a Capela Nossa Senhora da Conceição. Mais de três décadas depois, ela é elevada à igreja paróquia definitiva, mas volta a perder o posto para a Capela de Sant’Ana.
Igreja Nossa Senhora Da Ajuda
Neste período, a região conhecida como Porto Modelo ganhava relevância como ponto de parada para os viajantes que subiam a serra. Mas, em 1872, diferentes tipos de febres e doenças motivam a criação de um cemitério no local, e a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda volta a funcionar como sede da então Freguesia de Nossa Senhora D’Ajuda de Aguapehy-mirim.
No início do século XX, uma epidemia também chega à região conhecida atualmente como Vale das Pedrinhas, o que leva a igreja novamente às ruínas por volta de 1907. A partir daí, com a criação da Estrada de Ferro Therezopolis, novos núcleos populacionais surgem em Guapi formando o atual centro da cidade, e a Capela Nossa Senhora D’Ajuda perde totalmente sua representatividade. De lá pra cá, várias reformas descaracterizam parte de sua arquitetura original.
Em Guapimirim, a fé em Nossa Senhora da Ajuda se consolidou no século XVII, com a construção da primeira capela em homenagem à santa.
Atualmente a capela (localizada no bairro Parque Nossa Senhora D’Ajuda) sedia apenas alguns eventos e está sob responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé.
Fontes: Instituto Histórico e Geográfico de Guapi, Arquivos Paroquiais de Magé, Pesquisa Local.
Outras informações: IBGE | Biblioteca | Detalhes | Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda : Magé, RJ