Seringal Guapimirim – O universo da borracha e da reciclagem

Portal Guapimirim
Seringal Guapimirim - Imagem divulgação: Seringal Guapimirim

Descubra os segredos da borracha e sua produção sustentável no Seringal Guapimirim! Conheça essa história do Ciclo da Borracha, caminhe pela Mata Atlântica e participe de um tour interativo.

O Seringal Guapimirim é um local único que oferece aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a história da borracha, sua produção sustentável e a importância da Mata Atlântica. O tour inclui caminhadas por trilhas, demonstrações da extração do látex e do processo de produção da borracha, além de visitas ao Centro Cultural.

Programa meu bairro agora é diferente em Guapimirim

Seringal Guapimirim

Ao fim do século XIX, o ciclo do café no Sudeste Brasileiro se despedia, dando lugar a outro produto que colocaria o Brasil no topo do mercado mundial: a borracha. No norte do país, a extração do látex das seringueiras na Floresta Amazônica atraiu milhares de migrantes e despertou o interesse de grandes companhias extrativistas, principalmente da Europa e América do Norte.

Seringal de Guapimirim - Imagem divulgação: Seringal Guapimirim
Seringal de Guapimirim – Imagem divulgação: Seringal Guapimirim

Localizado em meio à exuberante fauna e flora da Mata Atlântica, o Seringal Guapimirim há mais de duas décadas vem desvendando os segredos por trás do Ciclo da Borracha.

Guapimirim promove V Simpósio das Águas – Dia Mundial da Água

Imagine-se caminhando entre exemplares de pau-brasil, jambeiro, urucum e bambu gigante enquanto aprende sobre fotossíntese, proteção ambiental e o ciclo de vida da borracha. O Seringal Guapimirim oferece essa experiência única, abrindo suas portas para escolas e grupos interessados em mergulhar na história e nos processos que envolvem a produção desse material tão presente em nossas vidas.

Do plantio à extração com uma história de dedicação

A história do Seringal começou em 1979, quando Carlos Frederico de Almeida adquiriu a propriedade com uma visão inovadora. Após extensas pesquisas, ele decidiu investir na produção de borracha, percebendo não apenas sua viabilidade econômica, mas também seu potencial de preservação ambiental.

Com o plantio inicial de 2 mil mudas em 1986, seguido por mais 6 mil alguns anos depois, o Seringal logo se tornou uma referência na região. No entanto, a verdadeira jornada começou em 1995, com o início da sangria, nome dado ao processo de extração do látex das árvores.

Endereço: Estrada Rio-Friburgo Km 3, s/n – Parada Modelo, Guapimirim
Aberto para: Escolas e grupos interessados

Aconselhamos o uso de calça jeans e tênis.

Venha se aventurar no Seringal Guapimirim e desvende os segredos da borracha!

Citações:

“A produção de borracha pode ser sustentável e contribuir para a preservação da Mata Atlântica.” – Carlos Frederico de Almeida, fundador do Seringal Guapimirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *