Consumo de energético requer atenção durante o verão e o carnaval

Consumo de energético

O cardiologista Dr. Yuri Brasil alerta sobre como a bebida pode ocasionar problemas cardíacos

Com o clima quente do verão e as festividades do carnaval, muitas pessoas recorrem aos energéticos em busca de uma dose extra de energia para acompanhar o ritmo intenso da folia.

Bairro Cotia Guapimirim: História da Fazenda Santa Constança

No entanto, segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, o consumo dessas bebidas requer uma atenção especial, pois os estimulantes podem ocasionar efetivos adversos e prejudicar o funcionamento do coração.

“Os energéticos são compostos por estimulantes, como a cafeína e a taurina, responsáveis por oferecer um aumento temporário de energia, contudo, eles também aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que representa um risco que muitas pessoas, especialmente aquelas que já possuem condições cardíacas pré-existentes, não levam em consideração”, diz Dr. Yuri.

O que tem para fazer em Guapimirim?
Consumo de energético carnaval e verão
Consumo de energético carnaval e verão

Diante desses riscos, o cardiologista orienta que o consumo dos energéticos seja sempre feito com moderação, se possível, substituindo-o por alternativas mais saudáveis, como frutas, sucos e demais alimentos que sejam fontes naturais de energia. “Estar ciente dos próprios limites e da sensibilidade do corpo em relação à cafeína também é indispensável”.

Em uma época em que a energia e a celebração são prioridades, Dr. Yuri reforça ser crucial não comprometer a saúde cardíaca em busca de uma dose momentânea de vigor, afinal, o mais importante é aproveitar as festividades com alegria, de maneira segura e sem preocupações.

Lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e lixo eletrônico saiba como descartar

“Nas situações em que o individuo tiver ingerido estimulantes e apresentar sinais como palpitações, ansiedade exacerbada, sudorese excessiva ou demais sintomas que possam representar alguma alteração cardíaca, a recomendação é procurar atendimento médico imediato. Lembrando que pessoas com condições pré-existentes não devem ingerir energéticos sem antes consultar um especialista”, explica Dr. Yuri.

Quem é Dr. Yuri Brasil?

Descarte de óleo de cozinha - A natureza e Guapi agradece o uso correto

Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.

Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Consumo de energético requer atenção durante o verão e o carnaval
Em Notícias temos diversos artigos sobre este tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

Temos a nossa política de cookies para o armazenamento de dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de privacidade