Bairro Cotia Guapimirim: História da Fazenda Santa Constança

Bairro Cotia Fazenda Santa Constança

O bairro Cotia, em Guapimirim, esconde entre suas ruas e casas a rica história da antiga Fazenda Santa Constança. Para desvendar essa história, é preciso viajar no tempo até o século XIX, quando a região era dominada por extensas plantações de café e engenhos de cana-de-açúcar.

Conteúdo
  1. A Fazenda Santa Constança com um império agrícola
    1. Fazenda Santa Constança em Guapimirim
    2. Bairro da Cotia preservando a memória da fazenda

A Fazenda Santa Constança com um império agrícola

Bairro Cotia Guapimirim Fazenda Santa Constançaa
Bairro Cotia Guapimirim Fazenda Santa Constançaa

Em 1850, a fazenda foi fundada por José Joaquim de Campos, um português visionário que buscava prosperar na pujante economia cafeeira do Brasil.

Um pouco da sua história: José Joaquim Carneiro de Campos – Wikipédia

A propriedade se expandiu rapidamente com muitos trabalhadores da fazenda, ocupando cerca de 2.500 hectares e ostentando uma produção invejável: café, cana-de-açúcar, além de criação de gado e produção de leite.

O que tem para fazer em Guapimirim?

Em janeiro de 1939, teve início na região o plantio da acácia negra, árvore da qual se extrai o tanino, utilizado na industrialização do couro. A propriedade, outrora grandiosa, contava com extensas estradas próprias, cultivos diversos, uma vila para os funcionários, moinhos, criação de animais e até mesmo um clube social.

Considerada um modelo para a época, a Santa Constança viu sua população crescer de 200 moradores, em 1939, para 1.350 em 1943, impulsionando a economia local e fortalecendo o comércio. Entretanto, o declínio da fazenda foi inevitável, e nos anos 80 cedeu lugar à Cooperativa Agrícola de Cotia. Nos anos 90, a cooperativa enfrentou problemas financeiros e, eventualmente, faliu.

Fazenda Santa Constança em Guapimirim

Para sustentar seu império agrícola, a Fazenda Santa Constança ergueu uma vila operária completa, com casas para os trabalhadores, escola, igreja, armazém e até mesmo um hospital. Essa comunidade vibrante era o coração da fazenda, pulsando com a vida de seus habitantes e garantindo o funcionamento das atividades.

Ao longo do século XX, a fazenda passou por diversas mudanças de propriedade, acompanhando as transformações socioeconômicas do país. A produção de café declinou, dando lugar à criação de gado leiteiro e à diversificação da agricultura.

Lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e lixo eletrônico saiba como descartar

Na década de 1970, a propriedade foi desapropriada pelo governo federal e loteada, dando origem ao bairro Cotia. As antigas terras da fazenda foram divididas em chácaras e sítios, transformando o perfil rural da região em um mosaico de áreas residenciais e agrícolas.

Bairro da Cotia preservando a memória da fazenda

Embora a grandiosidade da Fazenda Santa Constança tenha desaparecido, sua história não se perdeu no tempo. Através de fotos, documentos e relatos dos antigos moradores, podemos reconstruir a vida na fazenda e compreender sua importância para o desenvolvimento de Guapimirim.

O bairro da Cotia carrega em suas ruas e casas o legado da antiga fazenda. Os nomes de algumas vilas são um lembrete constante do passado. A história da Fazenda Santa Constança é um patrimônio cultural que deve ser preservado e valorizado pela comunidade, servindo como um elo entre o presente e as raízes do bairro.

Pontos de Memória:

Descarte de óleo de cozinha - A natureza e Guapi agradece o uso correto

Igreja Nossa Senhora da Conceição: Construída em 1870, ainda está de pé e é um importante símbolo da fé e da comunidade.
Casarão: A antiga sede da fazenda, hoje em ruínas, ainda guarda vestígios de sua época de glória.
Ruínas da senzala: Um lembrete pungente da escravidão, que foi parte da história da fazenda.
Museu Histórico de Guapimirim: Museu von Martius exibe objetos e documentos que narram a história da Fazenda Santa Constança e do município.

Referências livros:

"Guapimirim: História e Memórias" de Carlos Alberto de Oliveira
"A Fazenda Santa Constança: Um Símbolo da História de Guapimirim" de Maria José de Oliveira

É importante lembrar que a história é um campo em constante pesquisa e novas descobertas podem surgir a qualquer momento. Caso encontre alguma informação que diverge do que foi apresentado neste texto, por favor, me informe para que eu possa verificar e, se necessário, atualizar as informações.

Marcos Vicente empreendedor em Guapimirim

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Bairro Cotia Guapimirim: História da Fazenda Santa Constança
Em Notícias temos diversos artigos sobre este tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

Temos a nossa política de cookies para o armazenamento de dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de privacidade