
Travessia Teresópolis Guapimirim
1 mês ago

Conheça a Travessia Teresópolis-Guapimirim, um desafio na Serra dos Órgãos repleto de paisagens incríveis, biodiversidade e aventura. Saiba tudo aqui!
Ao longo do caminho, os montanhistas são presenteados com paisagens que parecem ter sido pintadas por mãos divinas: cachoeiras que deslizam como cortinas de cristal, vales que se estendem como tapetes verdes e picos que desafiam as nuvens, como se fossem guardiões do paraíso.
Feriado Dia de Nossa Senhora Aparecida em GuapimirimTravessia Teresópolis x Guapimirim passando pela Serra dos Órgãos
A Travessia Teresópolis-Guapimirim é um verdadeiro espetáculo da natureza. Situada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), essa trilha de aproximadamente 30 km é uma jornada de conexão profunda com a Mata Atlântica, oferecendo visuais impressionantes e desafios que testam a resistência dos aventureiros.
O que esperar da travessia?
Essa rota é menos conhecida que a clássica Travessia Petrópolis-Teresópolis, mas não fica atrás em termos de beleza e desafios. Durante a caminhada, é possível observar a biodiversidade única do parque.
Feriado Dia de Finados em GuapimirimA caminhada exige preparo físico e experiência, pois há trechos íngremes e descidas técnicas. No entanto, o esforço é recompensado com paisagens únicas.
Para realizar a travessia com segurança, é fundamental um bom planejamento. Confira as principais recomendações:
Equipamentos necessários
- Mochila leve e resistente
- Um chapéu ou boné.
- Roupas apropriadas preferencialmente tecidos sintéticos que facilitam a transpiração.
- Lanterna essencial para caminhadas no início da manhã ou fim da tarde.
- Alimentação barras de cereais, frutas secas e refeições liofilizadas são ideais.
- GPS e mapa, pois Mesmo com a trilha bem sinalizada, a navegação pode ser desafiadora em alguns pontos.
A melhor época para encarar essa jornada é entre maio e setembro, período de seca na região serrana do Rio de Janeiro. Durante o verão, as chuvas frequentes tornam o percurso mais escorregadio e perigoso.
Pontos de interesse ao longo da trilha
- É considerada uma das trilhas mais desafiadoras e cênicas do Brasil.
- O famoso Dedo de Deus, um dos cartões-postais da Serra dos Órgãos, tem esse nome por sua forma que lembra uma mão apontando para o céu.
- A região é parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos melhores locais do país para a prática de montanhismo e ecoturismo.
- Durante o percurso, é possível avistar espécies raras da fauna e flora da Mata Atlântica, como o sagui-da-serra-escuro e orquídeas selvagens.
- Agulha do Diabo
- Escalavrado
- Cabeça de Peixe
- Garrafão
- Dedo de Deus
- Pedra do Sino
Como chegar e logística?
Para iniciar a travessia precisa seguir pelo Restaurante Paraíso da Serra onde se inicia a caminhada pelas margens da BR-116. O ideal é deixar um carro no ponto final ou contratar um serviço de transporte para evitar contratempos. A travessia termina na Estrada do Limoeiro, em Guapimirim, perto do condomínio Alpha II. Pode seguir até a pista principal, onde é possível pegar ônibus para o centro de Magé ou para o Centro do Rio de Janeiro.
Para quem deixar o carro no Garrafão pode fazer a trilha e voltar de ônibus. Após terminar a trilha, você precisará caminhar cerca de 3 km do Poço da Concórdia até o centro da cidade. Lá, você pode pegar um ônibus da Viação Teresópolis, que passa pela Serra de Guapimirim com destino a Teresópolis. Quando chegar ao bairro Garrafão, é só descer e pegar seu carro.
Para quem busca uma experiência autêntica e desafiadora a resposta é um sonoro sim. A caminhada oferece um misto de aventura e contemplação, proporcionando uma imersão na natureza como poucas trilhas no Brasil conseguem.
Se você gosta de testar seus limites e se conectar com paisagens espetaculares, essa travessia deve estar na sua lista de próximas aventuras.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Travessia Teresópolis Guapimirim
Em O que fazer em Guapimirim temos diversos artigos sobre este tema.
Deixe um comentário