Coruja Mirim em Guapimirim
A montanha Coruja Mirim é surpreendente e consegue resgatar o passado, o percurso rumo ao cume é um desafio, em momentos você está em uma trilha linda bem definida, em outros momentos em uma floresta espaçada onde só o guia consegue visualizar as marcações.
E como é a trilha na Coruja Mirim?
Outros momentos para seguir o caminho, no percurso com rochas que afloram entre as árvores nativas que te levam a pensar “como pode uma rocha tão imponente aqui tão escondida”.
Dedo de Nossa Senhora em GuapimirimE para aumentar o encanto a natureza ainda nos surpreende com árvores que vivem espalhando suas raízes segurando essas formações rochosas. Você acha que é simples e de repente uma gruta que te leva ao outro trecho da trilha, onde logo após uma caminhada vem mais surpresa, trepa raiz, mais floresta, curvas que parecem te levar a lugar nenhum.
De repente a tão esperada frase: “agora a emoção” uma linda crista rochosa que lembra o Escalavrado, com muita exposição, nos leva a um último trecho de caminhada até alcançar a fenda, mas como último desafio uma pequena escalada em artificial com estribo onde subimos a rocha que forma o teto da fenda e mostrando uma vista de 360° visualizando a Baía da Guanabara, a Serra dos Órgão de um ângulo especial e nosso Município, a cidade de Guapimirim.
Como foi a sua descoberta?
Sua descoberta veio com o olhar dos escaladores e trilheiros da região em uma vontade de reencontrar uma montanha muito perdida, e por vários momentos seus desbravadores buscaram a melhor forma de acessar o cume dessa montanha com muitas dificuldades.
Mas a perseverança os levou a superar cada etapa alcançando o objetivo de alcançar o cume e hoje temos essa maravilha da natureza onde temos um visual único da Serra dos Órgãos.
Sempre com segurança e preservação da biodiversidade
É uma montanha pouco conhecida, e necessita de equipamentos adequados para garantir a segurança em vários momentos, sua trilha se confunde em alguns trechos onde o olhar de uma pessoa experiente em trilhas faz toda a diferença, além dos trechos de escalaminhada e seu final onde o equipamento adequado garantem a subida e o retorno com total segurança.
Escalaminhada moderada
Tempo aproximado: 3 h
Altitude: 609 m
A Pedra da Coruja é um atrativo natural, dentro dos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Esse pico majestoso faz parte da Trilha das Corujas, uma rota que conecta a região serrana de Guapimirim à comunidade de Pau à Pique, no distrito de Santo Aleixo.
Seu acesso é por uma área residencial, pela rodovia próximo do portal de Guapimirim, um trecho de pouco mais de 1 km em rua de terra passando por algumas chácaras, muito sutil a entrada da trilha fica a direita e te leva esse incrível desafio.
Durante todo o percurso não tem ponto de água, mas mesmo sendo um percurso curto, leve água e lanche, e vivencie uma experiência com qualidade e segurança.