Apiário Eldorado e os apicultores em Guapimirim
Hoje temos uma entrevista doce como o mel. Conheça o trabalho feito pela Dna. Vera Lucia e o Sr. Onofre de Almeida com apiário em Guapimirim.
Apiário Eldorado em Guapimirim
Nossa equipe estava procurando mais informações sobre mel em Guapi e encontramos esse belo trabalho. Conheça um pouco sobre as abelhas e como você pode ter uma renda extra.
Ingrid Almeida empreendedora dos docesO que inspirou vocês a iniciarem o Apiário Eldorado e como foi o começo dessa jornada na apicultura?
O Apiário Eldorado surgiu + – na década de 80, através de um amigo que queria colocar aqui umas abelhas que ele tinha em Jacarepaguá/RJ e não tinha local.
Nesse momento tinha como dar esse auxílio e cedemos colocar as abelhas no sítio em Guapimirim/Vale das Pedrinhas, na época ainda era distrito de Magé. Participei (Sr. Onofre) até mesmo dessa movimentação das abelhas migratórias.
Marcos Vicente empreendedor em GuapimirimIniciamos sem entender nada de apicultura e o acordo inicial era deixar 5 caixas de abelhas. Nesse primeiro momento comecei sozinho sem ajuda da esposa, pois ainda era uma aventura e estava sendo desenvolvido o trabalho junto com muita leitura em livros, sobre o assunto até mesmo em outros idiomas. Hoje em dia é bem fácil, com o acesso ao Youtube e consegue várias informações de graça.
Fui começando na prática sem nenhum curso e a coisa foi fluindo. Mais ou menos em 1990, que a coisa começou a tomar corpo.
Quais são os principais desafios que vocês enfrentam na criação de abelhas e como os superam?
Desafios a gente tem constantemente, dia após dia, para superar só existe uma coisa: trabalho e pesquisa. Eu quando tenho uma dificuldade na apicultura, que sempre aparece, eu procuro me desvencilhar dela, numa forma de pesquisar, quebrar a cabeça, errando, às vezes tem um pequeno prejuízo, mas não desanimo.
Lidar com abelhas é um desafio constante e diário, entendeu? Nós temos que lidar com um inseto agressivo, porque a nossa estirpe de abelha que tem no Brasil é a abelha africanizada, e consequentemente, ela é perigosa, ela envolve riscos de segurança para as pessoas ao redor do apiário.
Dessa forma tem que minimizar até com os animais próximos. Então eu procuro, dentro de uma forma possível, sempre enfrentar tudo isso de uma forma mais amena possível.
Como vocês garantem a qualidade e a pureza dos produtos do apiário, desde o manejo das abelhas até a comercialização?
Procuramos sempre fazer tudo artesanal. Também usamos os nossos produtos, mas se lança um produto e ainda mais sendo mel, as pessoas começam a desconfiar, porque isso envolve central de abastecimento de mel, com misturas de méis, com controles em laboratório e a coisa já perde a graça do natural, daquilo artesanal, não remonta mais à época da fazenda, da época onde as pessoas trocavam mercadorias.
Então eu notei que o nicho de mercado, principalmente das pessoas mais simples, é buscar produtos o mais possível próximo da fonte. Esse é o segredo do Apiário Eldorado, e isso eu reparei ao longo dos anos.
Trabalhamos com abelhas africanizadas que é a abelha que tem no Brasil desde 1957, com a introdução das mesmas aqui. Tínhamos anteriormente a abelha europeia.
E há duas correntes hoje para abelhas africanas sendo uma a favor da introdução delas, que diz que ela produz mais e outras que são contra, devido à agressividade.
Estamos procurando ao longo do tempo fazer uma variação, buscar uma genética melhor, inserindo zangões italianos para tentar amenizar a agressividade das mesmas, e melhorar a produtividade. Isso é um trabalho ainda pequeno, mas que ao longo do tempo, dos próximos anos, vai surtir grande efeito, principalmente se houver mais gente participando desse contexto.
Vocês mencionaram o desejo de formar novos apicultores. Como pretendem estruturar esses programas de formação e qual será o foco principal?
Esse desejo já não é de agora, a formação de novos apicultores principalmente na região de Guapi, que tem muitos sítios pequenos e pode ter uma renda extra em casa.
Um sítio pequeno com 10 caixas de abelhas não é inviável e pode ter uma renda de pelo menos um salário mínimo no final do mês, com custo praticamente zero. Estamos buscando, através de uma iniciativa própria, formar novos apicultores.
Essa formação vai ser na prática, a formação é no campo, eu levo as abelhas, treino as pessoas nos sítios e dou acompanhamento até a produção e até mesmo corrigindo erros, tentando fazer o melhor possível da apicultura.
Qual é a importância da educação sobre a cultura para a preservação das abelhas e do meio ambiente?
Sem abelhas, sem alimentos e esse velho jargão é uma realidade, pois 70% da produção de alimentos no mundo depende de abelhas e insetos polinizadores, onde o Brasil ocupa um lugar ímpar, com grande diversidade de abelhas sem ferrão.
Então a polinização de tudo, até das florestas, das espécimes vegetais de florestas, de alimentos, depende dos insetos polinizadores, então não precisa dizer mais nada.
Essa devastação que a gente tem no mundo, em especial no Brasil, está levando à extinção até de espécimes de abelhas que só existem no Brasil.
Quais são as principais características que diferenciam o mel produzido no Apiário Eldorado de outros produtos no mercado?
É um produto artesanal feito com carinho, com a máxima segurança, com paciência e sem misturas. Você nota no gosto do mel que é diferente de qualquer mel de prateleira de mercado, não estou desmerecendo nenhum mel de mercado, mas é em função da característica com pouca mistura, com movimentação apenas dentro da centrífuga e direto para o vasilhame.
O público reconhece a característica do cheiro e do gosto.
Nós temos potencial, nós temos bastante mata, nós temos uma terra excelente com uma flora característica de verão, muito boa até para o mel e principalmente para o mel cambará, que é bem apreciado principalmente na Europa.
O mercado de mel e derivados cresce a cada ano no Brasil
Como a comunidade local pode se envolver mais com o Apiário Eldorado, seja por meio de visitas ou apoio à divulgação?
Procuramos ao máximo não cortar árvores ou arbustos, é tipo uma floresta, justamente porque lidamos com um inseto um pouquinho agressivo, que é a abelha e tem que ter um controle muito sério em relação a isso.
Nunca houve acidente ao longo desses anos com animais ou pessoas e são mais de 30 anos.
E o aprendizado que tivemos e estamos levando é que a abelha tem uma sociedade bem organizada, seria talvez a sociedade mais organizada que existe no mundo, de todas as espécies, incluindo a humana, acredite se quiser, onde cada um tem a sua função, sem discutir com o outro, cada um sabe o que tem que fazer, e se for necessário voltar para fazer uma função que fazia há 10 dias atrás, ela volta para fazer.
Como exemplo, existem as faxineiras que começam a vida como faxineiras, limpando os casulos das abelhas, depois elas vão passar para coletoras de água, coletoras de pólen, mas se for necessário voltar, mesmo mais velhas a função de faxineiras, elas vão voltar e dessa forma também aprendemos com elas e para a nossa comunidade.
Tudo organizado de uma forma que não existe a melhor ou a pior, a única e principal ali é a rainha
Como a pandemia (Covid) afetou as operações do Apiário Eldorado e quais adaptações foram necessárias durante esse período?
A pandemia em nada afetou e simplesmente aumentou as vendas. Talvez por questões de saúde, eu nunca tive um período tão bom como esse na produção de mel. Parece que as abelhas estavam realmente em regime full time de trabalho, simplesmente triplicaram as vendas de própolis principalmente.
Se bem que hoje o carro-chefe está sendo o própolis, pelo alto consumo de benefícios para a imunidade do corpo e o bem necessário que faz. O própolis é o melhor imunizante e antibiótico natural com mil e uma utilidades, com grande quantidade de flavonoides, para curativos, machucados, queimaduras e gripes.
Enfim, uma soma de benefícios que é uma coisa incrível.
Além do mel, quais outros produtos apícolas vocês produzem e quais são os seus benefícios?
Também temos o hidromel, que começou com caráter experimental. O hidromel é a bebida de Deus, talvez seja a bebida mais antiga da humanidade e ficou séculos parado e voltou, principalmente nos Estados Unidos, e aqui estamos fazendo e vendendo.
O hidromel é uma bebida feita através da fermentação natural do mel com água. Com controle, através de leveduras especiais para vinho, produzimos uma bebida fina, destilada, com grande aceitação pelo público. Temos os sabores seco, meio seco e suave e além disso temos outros produtos.
Como fazer contato, endereço e quais são as redes sociais?
Instagram: @apiarioeldoradoguapimirim
WhatsApp: 21 99973-5868
End.: Rua 7, número 48 – Vale das Pedrinhas, Guapimirim – RJ, 25940-000
Essa flor é astrapéia que é a flor do apicultor. Nosso sítio tem muitas plantações e fica bem bonito quando ela floresce. É chamada flor de apicultor devido algumas estações do ano e como há escassez de flores ela floresce no inverno, e ajuda na alimentação das abelhas (fonte de néctar) no período de escassez de floração, é por isso o nome.